Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Tendências

Cronograma capilar: tire todas suas dúvidas!

Da nutrição à reconstrução, uma das técnicas mais utilizadas para repor os nutrientes do cabelo, chegou para ficar.

O que é cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma agenda de tratamentos para os fios que pode ser feito em casa ou no salão, e geralmente dura 30 dias. É um processo que ajuda a repor os nutrientes necessários para ter um cabelo 100% saudável.

Realizar este método é essencial já que os procedimentos químicos e o uso excessivo do calor nos fios podem causar danos, deixando os cabelos ressecados, sem brilho e com frizz.

  • Vale lembrar que o cronograma é indicado para todos os tipos de cabelos.

Etapas do cronograma capilar

O cronograma capilar consiste em 3 etapas. Cada uma oferece propriedades que as madeixas precisam. Confira mais e torne-se um especialista na saúde dos fios!

Hidratação

A hidratação repõe a água e os nutrientes dos fios, deixando os cabelos macios e com brilho. Todos os tipos de cabelos precisam ser hidratados, até mesmo os virgens, uma vez que as agressões sofridas no dia a dia danificam os fios e abrem as escamas, causando pontas duplas entre outros danos.

  • É importante respeitar a quantidade de produto, para não causar oleosidade excessiva no couro cabeludo.

 

Nutrição

A nutrição repõe os lipídios necessários e devolve a oleosidade natural dos fios. É indicada para cabelos ressecados, sem movimento e opacos. Mais uma vez, é importante não exagerar na quantidade de produto, isso pode deixar os fios pesados.

 

Reconstrução

Cabelos quebradiços, porosos e submetidos a processos químicos (descoloração, colorações, entre outros) são os que mais necessitam de reconstrução. Ela repõe a queratina, devolvendo a rigidez e a força dos fios.

É importante realizar esse processo pelo menos uma vez ao mês, mas atenção: o excesso pode deixar o fio muito rígido e ocasionar a quebra. Sendo assim, deve ser feita no máximo a cada 15 dias.

O cronograma é um conjunto de técnicas para os cuidados capilares, mas quem vai realmente dizer o que o cabelo necessita são os próprios fios.

Quer saber como fazer uma análise capilar e montar o cronograma perfeito para suas clientes? Matricule-se no curso de Cabeleireiro Profissional e fique por dentro das principais técnicas e tratamentos capilares.

Tags

cabelos, hidratação, reconstrução capilar, nutrição, reconstrução, cuidados capilares, tratamentos, descoloração, queratina, força dos fios, nutrientes, cremes capilares.

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

Dicas de penteados práticos para suas clientes brilharem nas festas de fim de ano.
Para essa época tão tradicional, é possível sair do comum quando o assunto é beleza. Que tal sugerir às suas clientes penteados lindos, porém extremamente práticos? Confira a lista que preparamos para deixar sua cliente ainda mais fabulosa. Coque é sempre uma boa opção. No Brasil, o final do ano costuma ser bem mais quente, por isso, é interessante optar por um penteado que traga mais conforto para aproveitar a data da melhor maneira, e o coque pode ser a escolha certa! Versátil, ele apresenta vários estilos e vai bem com cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos. É interessante apostar em um coque mais “justinho” e no famoso coque rosquinha. Se achar o penteado muito simples, pode incrementar com uma trança na raiz do cabelo – especialmente na lateral -, ou acrescentar acessórios como lenços e tiaras. Quem tem cabelo trançado no estilo afro pode criar um coque ainda mais volumoso com textura incrível.  Invista no rabo de cavalo! O penteado pode ser muito elegante e charmoso com alguns recursos. Uma das opções é o rabo de cavalo baixo na altura da nuca, em que o cabelo é partido ao meio e os fios ficam mais “apertados” no topo da cabeça, criando um visual bem moderno. Ondulados, cacheados e crespos também ficam incríveis com o contraste entre raiz comportada e comprimento do fio com muito volume. Uma alternativa é o rabo de cavalo alto com fios mais soltos e volume no topo da cabeça. Você também pode esconder o elástico com uma mecha do cabelo e prender com um grampo! Fica super chique. Efeito molhado Os penteados com efeito molhado são sofisticados, elegantes e podem transformar o visual com muita elegância e sofisticação. Muitas pessoas acreditam que para investir nesse look é preciso ter fios lisos e, de preferência, curtos. Entretanto, é possível adaptar o modelo para qualquer tipo de cabelo. Para fazer o penteado, é só lavar os cabelos como de costume e secar em seguida. Depois passe um creme bem levinho com algum gel e aplique no topo da cabeça. Após isso, penteio o cabelo para trás para deixar o look com cara de cabelo úmido e alinhado. Cabelos soltos Penteados com cabelos soltos tem como fator decisivo para o seu sucesso o volume do cabelo. Então, para você fazer sucesso, invista em óleos para as pontas e modele o seu cabelo como deseja. Cabelos ondulados com modelador Se você quer sair do básico, investir na modelagem das pontas também é uma ótima opção. Para fazer é necessário secar o cabelo com o secador e fazer cachos nas pontas, mais grossos e naturais. Use um pente fino para descolar os cabelos da raiz e para dar mais volume.   Quer ser um cabeleireiro renomado? Então, faça sua matrícula em nosso Curso de Cabeleireiro Profissional e comece 2021 com tudo! 
> Leia mais
Conheça a tendência que virou febre entre as famosas: mecha frontal
A mecha frontal fez muito sucesso e ditou moda nos anos 90. E agora, a tendência está voltando com força, cheia de cores e ideias inovadoras, pois afinal, no mundo da beleza as tendências são cíclicas e as referências estéticas costumar ressurgir de tempo em tempo. A faixa loira intensa retorna como uma proposta relativamente fácil de aderir, ousada e cheia de personalidade. Primeiramente, os produtos de cabelo disponíveis hoje em dia e as técnicas de descoloração, que foram se aperfeiçoando nesse meio tempo, permitem um estilo de mecha frontal mais platinada e com um aspecto mais profissional. Além disso, com os fios nessa tonalidade, fica bem mais fácil investir em customizações com cores fantasia como o azul, rosa ou verde. Sendo assim, se a cliente enjoou de um tom, pode partir para outro sem grandes esforços. Afinal, são mechas pequenas, o que poupa bastante tempo e trabalho. A mecha frontal é perfeita para quem busca um estilo de cabelo cheio de atitude e gosta de experimentar tendências capilares diferentes. Mas atenção, antes de você aplicar a tendência em suas clientes é necessário fazer uma avaliação e um teste de mecha, mesmo com estes cuidados, é preciso dar uma atenção maior às madeixas depois de descoloridas. Isso porque a química da tintura pode danificar os fios caso não seja tomado os cuidados adequados. O cabelo com mechas é lindo e cheio de estilo, mas é importante previnir o ressecamento dos fios e mantê-los sedosos. Para isso, confira nosso blogpost sobre cronograma capilar e proporcione um tratamento completo às madeixas de suas clientes. Partiu ficar por dentro de todas as tendências do mundo dos cabelos? Matricule-se em nosso curso de Cabeleireiro Profissional e saiba tudo sobre tratamentos, colorações, cortes e muito mais.
> Leia mais
Copyright © 2021 · Todos Direitos Reservados