Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Make

Foto: Shutterstock

QUAL É O PROBLEMA DA SUA SOBRANCELHA?

Falhas, fios brancos, falta de forma e definição, irregularidade na espessura... São muitas as imperfeições que podem detonar a aparência das sobrancelhas, mas felizmente para todas há uma solução. Vem ver!

Volumosa e natural. Assim é a sobrancelha da moda em 2019, menos simétrica e um pouco mais grossa comparando com o design que imperou até hoje. Em inglês, são chamadas de fluffy brows, ou “sobrancelhas fofas”. Mas nem sempre a gente tem pelos suficientes ou um desenho favorável para seguir tendências, não é mesmo? A boa notícia é que tem jeito pra tudo e dá para transformar imperfeições em sobrancelhas perfeitas!

A seguir, vamos estudar caso a caso os problemas mais comuns e como resolvê-los, no entanto, antes aqui vai uma dica para quem é profissional: “Quando você recebe uma cliente com a sobrancelha detonada, o primeiro passo é conversar com ela para saber por que o design apresenta falhas. Somente após uma análise minuciosa, inclusive do formato do rosto da cliente, é que podemos indicar o melhor tratamento”, diz a cabeleireira e maquiadora Rosana Pinheiro, instrutora do Instituto Embelleze Aracaju (SE).

Sobrancelha com falhas

Os motivos de falhas no crescimento de alguns pelos podem ser ocasionados por vários fatores — a própria natureza, resultado de uma cicatriz ou de fios arrancados incorretamente.

#Solução:

Desenhar fios nas áreas falhadas. O preenchimento pode ser feito com maquiagem, usando lápis universal para sobrancelhas ou sombra em pó marrom-clara. Porém, antes de cobrir as falhas, com uma pinça, acerte o design da sobrancelha para o resultado ficar harmonioso, levando em consideração o formato do rosto. Depois, invista no make:

  • Usando um lápis bem apontado, desenhe traços levemente curvados e curtos, começando pelo canto interno da sobrancelha. Ou com uma sombra em pó e um pincel chanfrado, simule fios em toda a extensão, também a partir do canto interno.
  • Em ambas as técnicas, finalize a maquiagem eliminando o excesso de produto com uma escovinha. Passe-a suavemente penteando a sobrancelha.

 correção de sobrancelha falhada

Sobrancelha sem forma natural

O formato perfeito segue a linha dos olhos e os pelos não são removidos em excesso. O arco é sutil, suave e no lugar certo, ou seja, no local em que a lateral da ponte nasal cruza com o canto externo da pupila do olho.  Uma sobrancelha sem a forma ideal pode estar reta, triangular ou parecendo uma vírgula.

#Solução:

  • A sobrancelha reta é aquela em que o arco nunca existiu, ou que desapareceu devido à remoção excessiva de pelos. É o formato mais difícil de corrigir com lápis ou sombra. O ideal é deixar os fios crescerem novamente e recorrer a um profissional para criar o novo arco.
  • A linha triangular demonstra que o arco foi feito no lugar errado, distante demais do olho. E isso pode ocorrer quando o ângulo de crescimento dos pelos é modificado no arco. O visual dá a impressão de pálpebras inchadas ou olhos vesgos. Corrija preenchendo o vão sob a sobrancelha e removendo alguns fios para que o arco fique com uma curva interna maior.
  • Uma sobrancelha removida excessivamente, começando com uma pequena bola no canto interno é a “sobrancelha vírgula”. Normalmente comete-se esse erro quando os pelos no canto interno crescem para cima e o restante cresce para fora. Para minimizar e suavizar o ângulo, preencha o vão com sombra em pó dando mais volume à sobrancelha.

correção sobrancelha sem forma

Sobrancelha muito fina

Um dos problemas que mais incomodam, pois não emoldura os olhos e envelhece o rosto, além de fazer o nariz parecer maior e deixar os olhos muito separados. “Na maioria das vezes a sobrancelha afina porque as pessoas tiram os fios de forma aleatória, sem ter certeza de onde o arco deveria estar e desrespeitando o alinhamento natural. Ao tentar acertar, acabam removendo os pelos em excesso. É como a sobrancelha fosse se perdendo...”, explica Rosana.

O mais recomendado é ir engrossando devagar o desenho com maquiagem ou pigmento até os fios crescerem novamente e a sobrancelha ganhar “corpo” para, posteriormente, ser definida da forma correta por um bom profissional.

#Solução:

  • Preencha e engrosse um pouco a sobrancelha que restou com uma sombra em pó de cor suave (marrom acinzentada). Aplique com um pincel chanfrado  imitando o sentido do crescimento dos pelos.
  • Ou use henna, que tem um efeito mais duradoura que a maquiagem — uma semana — e é ótima para encorpar os fios acrescentando volume. O designer de sobrancelha é o especialista mais indicado para o trabalho, pois consegue imprimir um efeito natural. Após a limpeza da pele, a henna é aplicada nos pelos, seguindo o formato que desejar. O retoque deve ser feito a cada 10 ou 15 dias.
  • Você pode tentar estimular o crescimento da sobrancelha massageando a região diariamente para o aumento da circulação sanguínea e nutrição dos fios. Um jeito de fácil de fazer isso é pentear os pelos com uma escovinha macia.

correção de sobrancelha com henna

Sobrancelha muito grossa

Aqui o problema é mais simples de resolver, já que não há falhas. O melhor a fazer é procurar um designer de sobrancelhas para criar um formato harmônico com o rosto.

#Solução:

  • A sobrancelha pode ser delineada, e assim parecer menos grossa, com pinça ou depilação com linha (o método é mais preciso e menos dolorido).
  • Como as sobrancelhas grossas são mais expressivas, cuidado na hora de depilar. Arranque os pelos alternadamente de cada lado para uniformizar uma sobrancelha com a outra.
  •  Fios muito compridos, que aumentam ainda mais o volume da sobrancelha, podem ser aparados com uma tesoura específica — fio a fio.

correção de sobrancelha com linha

Sobrancelha curtinha

Ela deixa o olhar triste e sem muita expressão.

#Solução:

  • Encontrar o design mais indicado para o rosto e defini-lo com maquiagem ou henna.
  • Usar um sérum fortalecedor de sobrancelhas, à base de aminoácidos, peptídeos e queratina, que estimula o crescimento dos fios.

 

Sobrancelha com fios brancos

Os brancos devem ser pigmentados com tinturas apropriadas para as sobrancelhas — a henna não cobre pelos que perderam a melanina. “Vale lembrar que o fio da sobrancelha é diferente do cabelo da cabeça, portanto é fundamental utilizar coloração específica para não causar alergias e irritações de pele nem provocar a queda das sobrancelhas”, alerta Rosana. 

#Solução:

  • Se a sua pele é clara, use uma tintura de sobrancelha castanho-médio.
  • As morenas podem ficar com o castanho-escuro.
  • O preto nunca é uma opção, pois deixa o resultado fake.

 correção sobrancelha com fios brancos

Sobrancelha rebelde

Fios arrepiados ou ondulados comprometem o desenho correto da sobrancelha. O jeito é usar métodos que ajudem a domar e organizar esses pelos rebeldes.

#Solução:

  • Penteie os fios, alinhando-os no desenho. Se precisar, conte com um pouquinho de gel fixador para mantê-los no lugar. Corte-os fios que ficarem fora do alinhamento com uma tesoura específica.
  • Para manter os pelos no lugar, use diariamente um gel de sobrancelhas, aplicando-o com uma escovinha de rímel.
  • Passar um sérum hidratante todos os dias, de manhã e à noite, amacia os fios rebeldes e ajuda a mantê-los sob controle.

 

Um design perfeito para cada rosto

 design de sobrancelha

 

As sobrancelhas não muito arqueadas são neutras e combinam com todos os formatos de rosto. Mas quem procura um design perfeito, que dê harmonia ao visual, pode seguir estas dicas...

Rosto redondo: para que ele fique mais alongado, desenhe uma sobrancelha levemente arqueada. Evite sobrancelhas finas e arredondadas para não correr o risco de ficar com o contorno ainda mais arredondado.

Rosto quadrado: definir um arco na sobrancelha é fundamental para desviar o olhar da mandíbula angulosa.

Rosto triângulo invertido: esse formato combina com sobrancelhas levemente arredondadas para que ele pareça menos amplo na parte superior da cabeça. Quanto mais arqueadas forem as sobrancelhas, mais pontudo fica o rosto na parte de baixo.

Rosto oval: harmoniza com vários desenhos de sobrancelhas. Aposte nas arqueadas (sem exageros) para levantar o olhar.

Rosto longo: a dica é escolher o design reto, pois o arco dá a impressão de rosto ainda mais alongado.

 

 

Como definir as sobrancelhas e preenchê-las com maquiagem

 como preencher as sobrancelhas

1.Penteie as sobrancelhas para alinhar os fios.

2.Pegue um palito de unha e apoie-o na lateral do nariz verticalmente. O ponto em que ele passa rente à sobrancelha é onde ela deve ter início. Caso sua sobrancelha seja mais curta do que o ponto em que o lápis está, você deve preenchê-la com lápis ou sombra.

3.Agora, com o palito ainda apoiado na lateral do nariz, leve-o em direção ao meio da sobrancelha. Ele deve cruzar o canto externo da pupila. Esse é o ponto em que a sobrancelha deve se curvar ou formar um arco.

4.Desloque o palito em direção à ponta externa da sobrancelha. O ponto em que ele tocar o osso da sobrancelha é onde ela deve terminar. Caso sua sobrancelha não alcance o palito, você deve preenchê-la, assim como fez no canto interno. Se ela ultrapassar, basta tirar os pelos excedentes.

5.Penteie os fios para cima e, caso tenha algum muito comprido, desalinhando o design, apare-o cuidadosamente com uma tesoura específica.

6. Com um lápis cor universal ou sombra em pó marrom acinzentado, preencha as falhas tendo em mente esses pontos. Respeite o sentido de crescimento dos fios na hora de simular os pelinhos.

7.Esfume o desenho com uma escovinha, passando-a sobre os pelos no sentido horizontal, de baixo para cima.

8.Ilumine a pálpebra superior, rente à sobrancelha, do centro ao canto externo, com um pó iluminador. Isso ajuda a destacar o arco.

 

 

Tags

designer de sobrancelhas, sobrancelhas, sobrancelha perfeita, design de sobrancelha, passo a passo design de sobrancelha

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

CUIDADOS PRÉ E PÓS-DEPILAÇÃO
Embora a depilação seja uma prática adotada por muitas mulheres em todas as estações, é quando o sol esquenta que ela é mais lembrada e procurada. Detalhe: por homens também! Eles estão depilando várias áreas do corpo, como tórax, barba, barriga, pernas... O fato é que tem muita gente querendo ficar linda e preparada para curtir o verão. E o problema pode ser justamente esse: há quem procura a depilação profissional somente nesse período e, pela falta de costume, acaba prejudicando a pele. Para não correr o risco, preste atenção nestes cuidados pré e pós depilação. Pré-depilação Antes de tudo, é preciso escolher a técnica que irá utilizar. Pensando na depilação mais comum, com cera quente ou fria, o ideal é não hidratar a pele antes. O uso de óleo ou hidratante pode dificultar a retirada dos pelos por amolecê-los demais. Verifique sempre se o profissional está utilizando produtos descartáveis para a aplicação da cera, como luvas, pinças e a própria cera. Se a pele estiver machucada, com rachaduras, manchas ou assaduras, evite a depilação. A cera pode aumentar os ferimentos e os riscos de inflamação. Pelos descoloridos são mais frágeis e estão propensos a quebrar durante a retirada.Se a pele estiver sendo tratada com ácido, é preciso suspender o uso por, no mínimo, sete dias antes da remoção dos pelos. Pós-depilação Assim como o período pré depilação, não é recomendado utilizar óleos ou hidratantes após o procedimento. Nesse momento, os poros ainda estão abertos e os produtos aplicados na pele podem causar irritação ou até mesmo inflamação. Se a área depilada for a axila, evite o uso de desodorante com álcool para não irritar a pele.Caso haja exposição ao sol, é necessário a aplicação de protetor solar para evitar queimaduras e manchas na pele, que pode estar lesionada. Porém, o indicado é que a pele depilada só seja exposta ao sol após 48h. Evite o uso de roupas apertadas ou tecidos pesados, como jeans, após a depilação. Quanto mais leve e confortável for a roupa, mais rápido os poros irão se fechar e evita-se que a pele fique irritada, manchada ou que crie fungos. Para afastar o tão conhecido problema da foliculite, indicamos o uso de esfoliantes quando os pelos começarem a crescer, evitando que eles encravem.É claro que pele sensível requer mais cuidados especiais e precisa ser analisada por um profissional antes da depilação. O importante é que tudo seja feito com cuidado, higiene e segurança para garantir uma pele lisinha, saudável e prontinha para arrasar no verão.Conheça também a depilação com linha! Quer aprender mais dicas como essas? É só dar uma olhadinha no curso de Depilação Profissional do Instituto Embelleze
> Leia mais
Cabelo longo masculino: como usar
Está precisando renovar o corte? Que tal dar só uma bela repicada nas mechas e deixar os fios crescerem? A tendência masculina para outono-inverno aponta cabelo comprido para os homens! Nas semanas de moda internacionais, o destaque ficou para a cabeleira ao vento, compondo um visual bem despojado e despretensioso (veja algumas inspirações na galeria).   Diferentemente do que se viu nas ruas até agora — o longo preso por coque samurai ou trança — o cabelo masculino surge solto, com textura natural saudável. Isso quer dizer que os fios, mesmo estilizados com produtos, precisam parecer leves. Além disso, o longo da vez não é simplesmente crescido, ele tem corte para exibir o efeito da moda e pode ter franja. Siga as dicas para aderir ao look ou indicar para os seus clientes. Longo, bonito e saudável Antes de entrarmos no visual da moda em si, vamos falar de saúde. Afinal, o cabelo não cresce, ou não cresce bonito, se alguns cuidados não forem seguidos. “O uso constante de gel, pomadas e outros fixadores, influenciam diretamente na saúde dos fios e do couro cabeludo. Se não forem higienizados corretamente, podem acumular resíduos e provocar inflamação e descamação na pele e ressecamento e pontas duplas na fibra. Para o crescimento saudável é preciso fazer, a cada três meses, um detox capilar, que é uma limpeza profunda em toda a cabeça. Também é recomendado hidratações frequentes”, diz Diogo Rogério de Oliveira, orientador técnico pedagógico do Instituto Embelleze Grajaú e Cupecê (SP).  O ideal é se submeter a esses tratamentos com um profissional, no entanto, também dá para se virar em casa com xampu antirresíduos e cremes hidratantes. O corte comprido da moda O que se viu nas passarelas foi o cabelo crescido. Os modelos dos desfiles tinham fios longos que beiravam, no mínimo, o início ou o final da nuca, nada menor que isso. Como se fosse um cabelo que não é cortado há quatro meses. O especialista Diogo Rogério indica que uma boa pedida para fios de qualquer tipo (liso a encaracolado), que estão em processo de crescimento, é o corte de mecha móvel, em que se trabalha as pontas fazendo o uso de angulações. “Isso traz uma modelagem leve entre as camadas e movimento.” Já quando os fios estão grandes, o corte repicado em camadas desde o comprimento é ideal. Nessa técnica, se as camadas do topo da cabeça são cortadas mais curtas, o cabelo ganha volume; ao contrário, mais longas, evitam que os fios armem. O desfiado e com franjão também é uma opção e combina com todos os tipos de cabelo.   Sugestões de penteado Por mais que a tendência seja o cabelo com aspecto natural “nasci assim”, é com produtos de texturização que muitas vezes se consegue esse efeito. Porque daí o natural aparece sem frizz e com as camadas bem definidas. Seja qual for o cosmético escolhido (pomada, cera, gel...), use pouca quantidade para não ganhar uma aparência suja e nunca aplique na raiz. Confira como estilizar seus penteados... *Pomada ou cera – Coloque um pouquinho na palma da mão, friccione até sentir aquecer e espalhe superficialmente nos fios secos, começando a modelar da parte de trás da cabeça para a frente. Deslize as mãos puxando os fios para baixo e valorizando o corte. Geralmente a pomada e a cera têm acabamento matte. Mantêm as mechas modeladas, porém maleáveis. Esses produtos são perfeitos para deixar o cabelo despojado, como pede a moda. Dão volume aos lisos e ondulados e definição aos cacheados e crespos. *Ativador de cacho – Basta aplicar no cabelo úmido e massagear cacho por cacho, apertando-os com as mãos, das pontas em direção à raiz. O resultado são mechas definidas, sem frizz e brilhantes. *Gel – Bom para os lisos repicados, o gel passado na cabeleira molhada garante que ela seque exatamente da forma que foi penteada, sem eriçar. Sendo assim, depois de colocar o cosmético na palma da mão e espalhar em todo o comprimento, deslize os dedos da raiz em direção às pontas para um visual liso e com pontas definidas. Se quiser ondular, passe um pente de dentes largos ou dê uma leve bagunçada jogando a cabeça para trás e para os lados. *Mousse – Recomendada para homens de cabelo fino e com pouco volume que querem ganhar o visual bagunçado. No cabelo úmido, distribua a mousse uniformemente em todo o comprimento, depois modele as mechas com a ajuda do secador.
> Leia mais
Copyright © 2019 · Todos Direitos Reservados