Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Make

Fotos: Shutterstock

Como aplicar (e tirar!) a henna na sobrancelha

A solução semipermanente para cobrir falhas e definir o desenho das sobrancelhas é eficiente e barata. Mas a henna na sobrancelha também pode dar errado se não for feita com estes segredos!

As sobrancelhas são responsáveis pela expressão do olhar. Há quem vá mais longe e diga que elas são a moldura do rosto, pois trazem harmonia aos traços da face. De fato, elas têm grande peso no conjunto. Seja como for o formato das sobrancelhas — muito grossas, finas demais, com falhas, rebeldes... —, a questão é que para todos os problemas tem um jeito. As pestanas podem ser corrigidas com pinça, depilação com linha, maquiagem, entre outros métodos. No entanto, uma alternativa semipermanente que está bombando nos salões de beleza, é a henna na sobrancelha. Além de ser muito prática – dispensando o uso de maquiagens regulares no dia a dia –, proporciona um resultado é extremamente natural. “Isso porque o tom da henna pode ser criado conforme a cor da pele e dos cabelos da cliente. Hoje temos um leque de opções, henna orgânica, vegetal, natural. O mais importante é ficar a contento da cliente”, explica Rayssa Pryscilla de Nezio Silva, instrutora dos cursos de designer de sobrancelhas e de cílios do Instituto Embelleze, de João Pessoa (PB). A seguir, a especialista em beleza do olhar tira todas as dúvidas sobre o método.

Como funciona a henna na sobrancelha?

A técnica consiste em pintar as sobrancelhas com a velha e boa henna (sim, a mesma utilizada para colorir os cabelos). A coloração entre um fio e outro disfarça as falhas dos pelos; e o tingimento da pele potencializa o efeito, já que provoca uma ilusão de ótica de um arco mais cheio e vivo. Assim, levanta o olhar, realça os traços e deixa o rosto mais expressivo, de forma absolutamente natural. Lembrando que o método nada tem a ver com tatuagem definitiva, no qual outros recursos são utilizados e, por consequência, o efeito também é outro, digamos, um pouco mais forçado.

Quem pode fazer henna na sobrancelha?

O uso dessa técnica de coloração na sobrancelha praticamente não implica em nenhuma contraindicação. Todas as mulheres que desejam corrigir alguma falha, deixar o desenho mais alongado ou intensificar a tonalidade do arco podem lançar mão do método. A exceção fica para as grávidas, que devem se manter longe do recurso, por ser uma substância que contém chumbo na formulação.  

henna na sobrancelha

Como se produz sobrancelhas de henna?

“O preenchimento com o produto é utilizado para corrigir ou realçar os arcos, por isso não é recomendado aplicar a henna na sobrancelha antes do design, de definir o formato, já que a aplicação do pigmento acompanha o desenho, e por isso mesmo torna o resultado impecável”, destaca Raissa. A seguir, ela explica passo a passo como é feito o procedimento (assista o vídeo no final do post também). Antes, uma última dica da especialista: “É importante fazer o teste antialérgico para saber se a cliente tem alergia. Muitas pessoas têm e não sabem”.

Passo 1 Desenhe o formato desejado da sobrancelha com um lápis de olho branco.

Passo 2 Retire o excesso de pelos com uma pinça, com cuidado, sem deixar um só fio desalinhado.

Passo 3 Coloque a henna em um pequeno frasco e, com um pincel fino, aplique com cautela e devagar, a tinta sobre a sobrancelha.

Passo 4 Espere o tempo de ação da pigmentação do produto, de 40 a 50 minutos, para que a henna fixe bem na área aplicada.

Passo 5 Retire o produto com um algodão umedecido com água.

Dica preciosa para a cliente: no primeiro dia, evite lavar o rosto com sabonete, para aumentar a fixação do produto na pele.

 

henna na sobrancelha

Como tirar a henna da sobrancelha?

“Caso a cliente não goste do desenho ou da tonalidade feitos com a aplicação de henna na sobrancelha, é possível fazer a remoção do pigmento com um removedor próprio para henna, de preferência da mesma marca da coloração”, sugere Raissa. Outras dicas para suavizar o tom dos arcos é esfregar uma bucha (com cuidado!) sobre a região durante o banho, lavar o rosto com água morna três vezes por dia ou aplicar creme hidratante na área, de quatro a cinco vezes ao dia. É preciso sempre muita delicadeza para essas ações, porque a área dos olhos é delicada e sensível.

Quais são as dicas para um bom resultado da técnica de henna na sobrancelha?

  • Ao pensar em fazer a técnica de pigmentação, não tenha dúvida, faça o procedimento sempre em um salão de beleza com um profissional habilitado. Se você é profissional, essa informação pode estar em destaque num cartaz no seu salão, de maneira que as clientes entendam que se trata de um método que é melhor não arriscar e fazer em casa.
  • O produto pode durar de 15 a 30 dias, vai depender do estilo de vida de cada mulher, dos hábitos diários: se transpira muito, se pratica natação ou hidroginástica, se faz sauna, se toma mais de um banho por dia e por aí vai...
  • Nas peles mais oleosas a henna tende a durar menos, porque a oleosidade não deixa que a aderência do produto na pele seja 100%; e nas peles mais secas, geralmente o efeito da henna na sobrancelha tem uma durabilidade maior.
  • Existem hennas de diferentes tons e cores, portanto não tem por que deixar o efeito deselegante em relação ao tom da pele e do cabelo da cliente. Ok, sabemos que a ideia é justamente intensificar e dar um “toque mais vivo” aos arcos, mas mesmo que haja certa insistência por parte da cliente para uma coloração mais forte, cabe ao profissional de beleza explicar como fica a cor depois de pronta etc.
  • Ver a cor do produto no frasco não quer dizer nada, o que vale aqui é saber (talvez vendo uma foto de alguém que tenha uma pele com as mesmas características) como fica o resultado da henna na sobrancelha. E esse bom senso cabe exclusivamente ao designer de sobrancelhas.

Tags

henna na sobrancelha, sobrancelhas, design de sobrancelha, designer de sobrancelhas, maquiagem profissional, tendência

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

MAQUIAGEM PARA NOIVAS
Uma noiva passa até um ano pesquisando e planejando tudo para o grande dia, para que ele seja perfeito. E ainda tem o compromisso de surgir simplesmente deslumbrante no casamento. Além do vestido dos sonhos, o cabelo e a maquiagem para noivas também precisam estar a altura. Nessa hora, a ajuda de um bom profissional é essencial, pois ele orienta sobre os estilos que mais favorecem de acordo com o biótipo e a personalidade da noiva. Para exibir, por exemplo, um rosto sereno e lindo, é preciso lançar mão de técnica e também de algumas regrinhas. Confira!   Nada de exageros Tudo o que é over não combina com a maquiagem para noivas, por isso as cores neutras são muito usadas pela maioria delas. Mas isso não significa que o make não pode se destacar.. Pelo contrário, o impacto fica por conta dos olhos bem marcados, com cílios definidos, sobrancelhas bem desenhadas e sombras levemente iluminadas. Se o olhar for marcante, eleja um batom neutro; no entanto, se quiser que a boca seja o centro das atenções, suavize o olhar. Brilho com moderação Sim, cabe um pouco de luz no visual da noiva; afinal, ela é a estrela da festa. A principal dica para uma maquiagem iluminada, é usar um bom iluminador das têmporas até as maçãs do rosto. Um pouco de brilho na sombra também é permitido, especialmente se ela for acobreada. Há espaço para cores No mundo moderno não dá para deixar as cores de lado. São elas que trazem alegria ao rosto e dão um ar mais descontraído ao look. As cores são bem-vindas nos lábios e nos olhos, mas no blush continuam proibidas. Escolha um blush pêssego só para dar um tom saudável à pele. Já os olhos podem ser trabalhados com cores fortes, metalizadas ou não, sombras esfumadas, traços marcantes e um bom delineador. Os batons pink, vermelho, vinho e laranja têm feito muito sucesso na maquiagem para noivas modernas.   3 dicas top Vale lembrar que o ideal é usar produtos de maquiagem à prova d’água nas noivas, para que o visual fique irretocável mesmo com lágrimas. Se o vestido for muito glamouroso, melhor colocar um freio na maquiagem. Para vestidos mais simples, o make natural vai muito bem. Os looks mais fashion e coloridos são ideais para vestidos leves e descontraídos. Para evitar surpresas desagradáveis no grande dia, a noiva deve fazer o teste de maquiagem e de penteado antes. A ordem é não ter surpresas no dia do evento, ok?Quer se aprofundar mais em técnicas de maquiagem e se tornar expert? clique aqui .Venha nos conhecer pessoalmente. Consulte aqui uma unidade mais próxima de você!  
> Leia mais
Novidades para as unhas 2019
Cores neon, tie-dye, marrom, animal print e o visual extravagante dos anos 90 são tendências que saem das passarelas direto para a beleza das unhas. De acordo com a expert Hemilin Jéssica Ghislandi  Pinsegher, instrutora do curso de manicure e pedicure do Instituto Embelleze, das unidades Jaraguá do Sul, Itajaí e Balneário Camboriú, de Santa Catarina (SC), a tonalidade hit da temporada é o chiquérrimo bordô, como foi em 2018. “Não resta a menor dúvida de que a paleta do vermelho ao vinho vai vir com tudo entre as novidades para as unhas! Inclusive, passeando pelo roxo, da nuance mais escura até o divertido violeta. Porém, as mais ousadas podem investir nos tons de cinza e azul e suas variações, sem medo de errar, que também estão em alta, além do verde militar. O acabamento pode ser cremoso ou metálico. Os dois vão arrasar”, assegura a especialista. Mas ela ressalta que entre as duas versões de acabamento, a cremosa dura mais tempo com a aparência intacta. Bola dentro! Pois essas cores já podem ser consideradas os clássicos tons fechados de inverno, que sempre ajudam a dar aquele ar mais sofisticado no look e sair do óbvio, como pede a temporada. E por falar em clássicos, os tons terrosos continuam em alta e prometem ser a cor-sensação do inverno, como sempre. A paleta de marrons é bem democrática, com nuances de café, chocolate, caramelo, camurça, indo até o nude – não é exatamente uma super trend entre as novidades para as unhas, mas é a cara do frio. E a nail art? A que vai dar o que falar neste inverno tem como base os apliques minimalistas de pedrarias e pequenas frases que dão um toque de delicadeza e poesia às unhas. O resultado é superfeminino! 8 NOVIDADES PARA AS UNHAS  1 Formato oval   Neste inverno, as unhas quadradas com os cantinhos arredondados e as completamente retas saem de cena e as com formato oval, que há muito tempo não se via nas mãos mais antenadas, chegam com tudo e se consagram a sensação da temporada. “O desenho oval está ganhando evidência e caindo no gosto das mulheres. Uma das vantagens desse formato é que as unhas não quebram com facilidade e nos alongamentos de gel pode-se fazer o lixamento correto com o micromotor sem comprometer o resultado do acabamento”, explica Hemilin Jéssica. 2 Tons terrosos Assim como nos cabelos, o marrom vem com tudo em nuances bem ecléticas, que vão do café ao nude, passando pelo caramelo e chocolate. 3 Puro Brilho Os anos 90 estão de volta nas músicas, nas roupas, nas unhas! Invista, sem medo de arriscar, nas técnicas de glitter e de brilho reproduzidos em adesivos e enfeites, um super sucesso dessa época que está bombando. A versão atual dessa tendência, no mesmo estilo e igualmente moderninha, são os esmaltes de efeito holográfico, que também voltam com tudo. 4 Degradê A ideia de pintar uma unha de cada cor e que fez a cabeça das meninas em 2018 continua em voga em 2019. Pode apostar! Para não ficar parecendo “arte de criança”, um pouquinho de harmonia cai bem. Vale apostar em cores da mesma nuance ou num degradê de tons. 5 Cartela de vermelhos As várias tonalidades da cor são um clássico que nunca saem de moda. Portanto, se a ocasião pedir algo marcante e a dúvida pairar no ar, não tenha dúvida: vá de vermelho! Vivo, queimado, sangue, fechado, cereja, melancia, vinho... Todos eles fazem bonito no inverno. 6 Efeito ombré É a mesma técnica usada nos cabelos, em que as mechas vão clareando gradualmente em direção às pontas. Nas unhas, o efeito é um degradê sutil da cor do esmalte que deixa as mãos com um visual ultrassofisticado e moderno, além de superfeminino. 7 Neon colors Quem falou que as cores fantasia são a cara do verão? Na-na-ni-na-não! Acredite, a beleza anda tão democrática que o neon é o queridinho do frio de 2019. Ele pode ser usado de um jeito suave ou mais discreto, como na foto, mas mesmo assim vai chegar causando. 8 Nail art sensitive Quando o assunto é arte em novidades para as unhas, entram em cena os apliques minimalistas de pedrarias e as pequenas frases que dão um toque de delicadeza às unhas. O resultado é pura poesia!
> Leia mais
Copyright © 2020 · Todos Direitos Reservados