Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Experts

Fotos: Shutterstock

Comece sua nova carreira de beleza hoje!

Tendências apontam um enorme crescimento no mercado de estética e o surgimento de novas carreiras de beleza. Veja como você pode se especializar nos setores do seu segmento e aumentar a carteira de clientes

Todo profissional completo, que avança além dos conhecimentos básicos de sua área, vai mais longe. Ele acaba dominando a entrega dos mais importantes serviços do seu segmento e acaba se transformando em autoridade. Na prática, isso significa ser mais reconhecido, requisitado e, claro, remunerado. Um bom exemplo de profissional completo é o Hair Stylist: o nome, do inglês, define o expert que é cabeleireiro, ou seja, sabe cortar, colorir e aplicar químicas no cabelo, mas também é apto para fazer os mais diferentes penteados e trabalhar com cabelo cacheado. Outro exemplo é o Barbeiro Contemporâneo: atua nas funções básicas da barbearia, como corte, barba e cabelo, e ainda faz design de sobrancelhas e massagem.

Essas novas carreiras de beleza surgem da necessidade de atender clientes cada vez mais exigentes, sedentos por novidade e ocupados (querem resolver tudo com um só profissional ou num só lugar). Antenado a essa demanda, o Instituto Embelleze já saiu na frente e criou combos de cursos profissionalizantes que certificam profissionais completos e transformam vidas. E não é só isso:  apesar da desaceleração da economia no Brasil, o mercado de produtos e serviços de saúde e bem-estar está cada vez mais promissor. De acordo com o Sebrae, o setor de salões de beleza e clínicas de estética atingiu o número recorde de meio milhão de estabelecimentos e estima-se uma alta de 10% no faturamento até o final de 2019, com cifras ultrapassando R$ 107 bilhões.

Segundo um estudo realizado pelo SPC Brasil, em um cenário de crise, o brasileiro opta por cortar atividades de lazer em vez de gastos com sua imagem e bem-estar. Tudo conspira a favor da indústria da beleza, não é mesmo?

Conheça agora quais são as carreiras de beleza nas quais você pode se projetar e ter sucesso. Para saber como se matricular, basta clicar aqui em “Garanta sua Vaga”! Vale destacar que em qualquer curso do Instituto Embelleze você encontra:

  • Método de ensino exclusivo
  • Apostilas gratuitas
  • Certificado reconhecido em todo o território nacional
  • Os melhores instrutores do mercado
  • Conteúdos extra

ESTILISTA DE NOIVAS

carreira de beleza estilista de noivas

A escolha do vestido pode ser a primeira preocupação de uma noiva quando ela decide se casar. Mas, em seguida, vem o penteado e a maquiagem. Afinal, toda noiva quer estar deslumbrante no grande dia. E sem falar que ela também quer estar relaxada, plena... Para atender a todos esses quesitos, o profissional precisa ser especial — o chamado Estilista de Noivas. Ele é capaz de arrumar 100% uma noiva, criando o penteado e a maquiagem (o que inclui o design das sobrancelhas), e ainda proporcionando momentos de bem-estar com massagem relaxante. Esse novo profissional fica com a noiva até a hora que ela sai para a cerimônia.

A tendência pela procura por esse expert completo vem da moda das noivas se aprontarem junto com a mãe e as madrinhas em quartos de hotel. É o bom e velho Dia da Noiva versão tempos modernos.

Formação necessária para o Estilista de Noivas: cursos de Penteado + Maquiagem + Designer de sobrancelha + Massagem

 

BARBEIRO CONTEMPORÂNEO

carreira de beleza barbeiro contemporâneo

O crescimento do mercado de beleza masculina é uma realidade no Brasil. Isso porque os homens estão cada vez mais atentos à aparência. Não à toa, há alguns anos têm surgido inúmeras barbearias para atendê-los. Há os estabelecimentos clássicos ou modernos, com serviços tradicionais ou amplos, oferecendo tratamentos diferenciados e atividades alternativas. A competitividade no mercado é grande, mas as oportunidades também são inúmeras. Uma das maneiras mais eficientes de se destacar é manter o conhecimento atualizado e estudar especializações que aumentem as chances de se diferenciar.

Além da capacitação em barbearia, na qual o profissional aprende as técnicas essenciais (cortes masculinos, modelagem de barba, aparo de pelos faciais, técnicas de cor, alisamento, relaxamento e tratamentos), o ideal é que ele amplie sua capacidade de atendimento atuando também em estética masculina. Como se preparar? Fazendo novos cursos, como o de massagem e designer de sobrancelhas. Isso mesmo: quando vão a uma barbearia, os homens também querem contar com serviços que atendam necessidades que vão além de barba e cabelo. Muitos querem aproveitar a ida à barbearia para arrancar um pelo aqui e outro ali que está desalinhando a sobrancelha e ainda eliminar as tensões do dia a dia. A tendência no cuidado com as sobrancelhas tem influência de jogadores de futebol vaidosos, como o português Cristiano Ronaldo, até criticado pela forma exagerada do design. A ala masculina já percebeu que fazer a sobrancelha ajuda a dar a impressão de limpeza e aparência bem cuidada, o que traz benefícios no mundo corporativo. Que tal se preparar para atender à demanda?

Formação necessária para o Profissional Barbeiro Contemporâneo – cursos de Barbearia Completa + Designer de sobrancelhas + Massagem

 

HAIR STYLIST

carreira de beleza hair stylist

Hoje em dia, não basta dizer que você é um bom cabeleireiro. Tem que ser hair stylist, ou estilista de cabelo. Esse conceito vem lá de fora, do exterior, de grandes profissionais que ficaram famosos por dar consultorias sobre as tendências de moda, estilo e comportamento relacionados ao cabelo e ao penteado. Além de dominar as técnicas de corte, penteado e química para diferentes tipos de cabelo, o hair stylist aplica tudo isso focando as tendências de moda para adequar ao estilo de vida do cliente. Veja bem, não tem nada a ver com visagismo, ok? O visagista pensa nos aspectos que valorizam a personalidade e as características do cliente, mesmo que não estejam de acordo com os padrões de moda ou comportamento atual. O hair stylist, além de cabeleireiro, atua como consultor de cabelo e estilo.

Você deve conhecer alguns nomes do mercado brasileiro, chamados para definir a beleza de editoriais de moda e dar consultorias mundo a fora: Marco Antônio de Biaggi, Celso Kamura, Eron Araújo, Marcos Proença, Rodrigo Cintra, Romeu Felipe, Wilson Eliodorio, Didier Sé e Ale de Souza. Vale a pena seguir o perfil deles no Instagram para se inspirar.

No curso Profissional Hair Stylist, do Instituto Embelleze, além de aprender as técnicas para conhecer os tipos de formatos de rosto e o corte de cabelo indicado para cada um, métodos de coloração, químicas e tratamentos, você ainda domina como fazer diferentes tipos de penteados para várias ocasiões e estilos e também detém especialização em cachos. A tendência do resgate da beleza natural vem fazendo as cacheadas assumirem os seus fios, o que aumenta a necessidade por profissionais que a ajudem nos cuidados.

Formação necessária para o Profissional Hair Stylist – cursos de Cabeleireiro Profissional Academy Hair + Penteado + Cachos 

 

MESTRE EM CACHOS

carreira de beleza mestre em cachos

Atualmente, as cacheadas assumidas já ocupam um espaço enorme no mercado, influenciadas pelo resgate da autoestima e do empoderamento feminino e racial. O uso de chapinha semanalmente caiu de 10% para 8,2% entre o segundo trimestre de 2017 e o último de 2018. Nos últimos 12 meses, as vendas de cremes para pentear subiram 4,7%. Enfim, cresceu a demanda pelo cabelo natural, com volume e corte moderno. Mas quem tem cabelo cacheado sabe o quão difícil é deixar os fios definidos, sedosos, bonitos e hidratados. Por isso, contar com a orientação de um profissional mestre em cachos faz toda a diferença. No curso Especialista em Cachos, o aluno aprenda e desenvolva um conhecimento específico sobre a tipologia do fio cacheado, que exige cuidados exclusivos, assim como técnicas de corte, coloração e descoloração diferentes das convencionais.

Formação necessária para o Profissional Hair Stylist – cursos de Cabeleireiro Profissional Academy Hair + Especialista em cachos

 

ESPECIALISTA BEM-ESTAR

carreira de beleza especialista em bem-estar

Pequenos cuidados com o nosso corpo, como fazer uma boa massagem relaxante, modelar as sobrancelhas ou fazer depilação, são capazes de proporcionar sensação de bem-estar imediata. E, às vezes, é tudo o que um cliente precisa para se sentir revigorado e pronto para a batalha do dia a dia. Se você é um profissional capacitado para atender nesse sentido, pode oferecer todos esses serviços num pacote, seja qual for a primeira necessidade do cliente. Já pensou?

De acordo com pesquisas, 20% da população mundial faz uso das massagens e terapias holísticas regularmente para ter mais equilíbrio e qualidade de vida. No Brasil, a massagem está ganhando cada vez mais mercado. Até grandes empresas têm contratado massagistas para atender os funcionários com o objetivo de proporcionar a eles bem-estar, o que acaba impactando no aumento da produtividade. A massagem relaxante e antiestresse é uma das mais procuradas para restaurar a harmonia física e mental.

Formação necessária para o Especialista Bem-estar – cursos de Massagem + Designer de sobrancelhas + Depilação

 

MASTER EM CORTES

carreira de beleza master em cortes

Especialmente no universo feminino, cortar o cabelo tem inúmeros significados: ficar na moda, melhorar a autoestima, eliminar as pontas duplas ou algum estrago, passar por transição capilar, necessidade de transformação... O problema é que, geralmente, quando uma mulher se senta na cadeira do salão, ela não sabe direito o que deseja. Ela parte de uma inspiração em celebridade, depois fala de como é sua rotina no dia a dia, comenta sobre os seus gostos e personalidade...  Seja qual for a questão, o cabeleireiro tem que estar preparado para atender. Quando esse profissional é Master em Cortes, fica fácil argumentar com a cliente e propor um design, já que ele estará preparado para aplicar técnicas de visagismo, de texturização de fios e de cortes em diferentes tipos de cabelo e comprimentos, por exemplo.

Formação necessária para o Master em Cortes – cursos de Cabeleireiro Profissional Academy Hair + Design em cortes femininos

 

ESPECIALISTA EM UNHAS

carreira de beleza especialista em unhas

Uma das áreas da beleza que mais tem crescido nos últimos anos é a de manicure. Depois de um longo período dominado pelo esmalte branquinho e o formato quadradinho, as mulheres “descobrem” que o universo das unhas pode ser muito mais colorido e ousado. Os anos 2000 deram início à grande oferta de cores e à nail art e, de lá pra cá, as criações têm se mostrado sem limites. A Internet também colaborou dando voz a influenciadoras no mundo inteiro. Além da infinidade de cores e acabamentos de esmaltes, as possibilidades de formatos de unhas se mostraram variadas. Que o digam as irmãs Kardashian e as cantoras Rihanna e Katy Perry, com suas unhas stiletto, bailarina, amendoada... Graças aos formatos que exigem unhas longas e fortes, outra tendência surgiu — a dos alongamentos, que permitem que qualquer pessoa tenha as garras grandes e afiadas!

Mas esse mercado não evoluiu apenas em relação à aparência das unhas. Antes, dominado por profissionais mulheres, agora também tem os homens atendendo em salões ou domicílio: os chamados “manicuros”.

Com as crescentes inovações e concorrência, não dá mais para ser manicure tradicional, concorda? É preciso se reinventar a cada dia para acompanhar as mudanças rápidas. Por isso, o Instituto Embelleze oferece uma nova especialidade para o profissional, tornando-o apto nas tradicionais técnicas de embelezamento das mãos e dos pés, assim como em unhas artísticas e alongamento.

Formação necessária para o Especialista em Unhas – cursos de Manicure e Pedicure + Unhas artísticas + Alongamento de unhas

 

ESPECIALISTA EM BELEZA DO OLHAR

carreira de beleza especialista em beleza do olhar

Nossos cílios e sobrancelhas nunca mais serão os mesmos... Sim, depois da popularização das técnicas de design e preenchimento de sobrancelhas e da extensão e lifting de cílios, todo mundo pode ter o visual com o qual sempre sonhou. Basta dar uma olhada em volta e comprovar no olhar de celebridades e anônimas. De acordo com pesquisas, especialmente as mulheres procuram o cuidado estético não apenas para corrigir imperfeições, mas também para se sentirem mais felizes e de bem consigo mesmas. Essa cliente já sabe que não pode entregar a beleza do olhar para um profissional que apenas “tire a sobrancelha”. Ela procura alguém que associe o visagismo às técnicas disponíveis para design e preenchimento dos fios. Ela também sabe que a máscara de cílios não é a única aliada na hora de alongar e curvar: para um efeito mais duradouro, a extensão e o lifting de cílios são alternativas excelentes.   

De acordo com Daniele Carlim, coordenadora pedagógica do Instituto Embelleze Interlagos (SP), a área de trabalho com extensão de cílios, por exemplo, está aquecidíssima! O Brasil só perde para o Japão e os Estados Unidos, que são líderes no segmento. Porém, ela afirma que há uma deficiência muito grande de profissionais qualificados. Isso significa que quem tiver a formação necessária e trabalhar corretamente se destacará nesse mercado.

No curso Especialista em Beleza do Olhar, do Instituto Embelleze, o aluno é capacitado para as técnicas de extensão de cílios fio a fio, lifting e coloração de cílios, incluindo todos os assuntos correlatos, como a história dessa prática, anatomia dos olhos, saúde ocular, biossegurança, design, proporções e mapping, aplicação e cuidados pós procedimento. Ainda torna-se apto a dominar as habilidades e os métodos para o design da sobrancelha, por meio de técnicas que envolvem pinças, correção com henna, depilação com linha (egípcia), entre outras muito usadas no mercado. Por meio do estudo de visagismo, o aluno torna-se capaz de reconhecer os diferentes formatos de rosto, olhos, sobrancelhas, analisando todo o conjunto da face, deixando o rosto da cliente mais harmonioso e expressivo.  

Formação necessária para o Especialista em Beleza do Olhar – cursos de Designer de Cílios + Designer de Sobrancelhas


 

Tags

carreira de beleza, mercado de trabalho, curso profissionalizante, profissional da beleza, franquia, Instituto Embelleze

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

Seja um expert em cachos e transição capilar
São muitas as brasileiras cacheadas ou crespas que não querem mais alisar os fios. A tendência só vem crescendo nos últimos anos, graças à luta feminina contra o preconceito — de origens, tipo de corpo e, claro, de cabelo. O lema atual é “ame-se do jeito que você é”. A procura no Google por cabelo afro e cabelos cacheados cresceu muito nos últimos anos e as celebridades e influenciadoras digitais têm muito a ver com isso. No YouTube, é comum encontrar tutoriais incríveis de mulheres que passaram pela transição capilar e desejam inspirar uma multidão. Mas saiba que além de tudo o que a cliente pode fazer sozinha, em casa, para recuperar os fios naturais (e a autoestima), o cabeleireiro também deve ajudar durante o processo. E, de preferência, um especialista em cachos. Ele é uma figura fundamental na transição capilar, porque conhece os produtos adequados, os tratamentos profissionais e os cuidados frequentes que serão necessários na recuperação do cabelo natural. Toda a mudança de rotina (com seus dramas e dificuldades) pela qual a cliente vai passar, certamente se torna bem mais fácil com as orientações e dicas de um expert. Com ele, a mulher irá aprender sobre o tipo de cabelo dela, como finalizar os cachos até que eles fiquem mais definidos e como domar o volume esquisito e indesejável que parece não ter fim. O expert faz a diferença “Durante a minha transição capilar fiquei longe dos cabeleireiros tradicionais. Todos diziam que meu cabelo era ressecado e me orientavam a fazer novos processos químicos. Quando tive ajuda de uma cabeleireira especializada em fios afro tudo ficou mais fácil. Ela me incentivou e não ficava falando que meu cabelo era ‘ruim’”, conta Rebecca Araújo Yoshida, que há 5 anos desistiu da progressiva e hoje nutre uma paixão pelos seus caracóis. A mesma empatia acontece com Simone Fernandes, de São Paulo: “A grande lição que tive é que cabelo enrolado não pode ser entregue nas mãos de qualquer cabeleireiro, exige técnicas e cuidados especiais. É importante cortar o cabelo com um especialista em cachos, que tenha técnicas adequadas para a espessura e o grau de ondulação do cabelo, que harmonize o corte com o seu tipo de rosto, que atenda às expectativas de cada um, no sentido de tornar os cuidados no dia a dia mais práticos. Quando eu encontrei um cabeleireiro que me fez confiar que eu poderia lidar com meu cabelo tanto na fase de transição capilar quanto depois, com os cachos, me senti mais segura”, explica Simone. Curso especialista em cachos Precisando de uma orientação para ter o diferencial como cabeleireiro e se tornar um profissional requisitado em transição capilar? O Instituto Embelleze desenvolveu o curso Especialista em Cachos para oferecer ferramentas no trato com o fio cacheado. Esse tipo de cabelo exige cuidados exclusivos, assim como técnicas de corte, coloração e descoloração diferentes das convencionais. Por isso, no curso, o aluno conta com um material exclusivo, atualizado e desenvolvido com as técnicas e os estudos mais atualizados referentes ao cabelo cacheado. O futuro especialista também irá desenvolver habilidades práticas durante todo o curso para tornar-se um profissional de excelência perante o mercado de trabalho. Elas reconquistaram os fios naturais com a ajuda de cabeleireiros especiais Rebecca, Simone e Valéria passaram pela transição capilar e garantem: é libertador! O sentimento é unânime, elas se sentem mais seguras e felizes. A seguir, as ex-lisas contam suas experiências no processo de reconquista de suas ondas.         
> Leia mais
QUE TAL ABRIR UMA BARBEARIA MODERNA?
As barbearias quase se perderam no tempo... Mas, graças aos olhares atentos de alguns empreendedores, hoje elas ressurgem em grande estilo. Para atender a um público cada vez mais exigente com a própria beleza, elas se recriaram no estilo e no atendimento. Além do tradicional serviço de corte e barba, hoje elas já oferecem hidratação, relaxamento, tintura, manicure, pedicure, massagem e até uma boa cerveja. Sem falar no ambiente, que faz o cliente se sentir numa barbearia top dos anos 1950. Não é para menos todo esse investimento no diferencial. De acordo com uma pesquisa do Google Lab (2018), feita com 700 homens brasileiros entre 15 e 44 anos, eles estão mais vaidosos do que nunca. Dos entrevistados, 93% disseram que cuidar da aparência é importante e, 90%, usam produtos de beleza no dia a dia.  Para uma barbearia moderna dar certo, ela precisa ter um profissional capacitado e preparado para entender o melhor tipo de barba para o tipo físico do cliente, quais são os cortes de cabelo tendência e como sugerir os serviços essenciais para criar fidelização. Além de vaidoso, o homem atual também quer inovar o visual, ditar tendência no universo da moda e se sentir bem, confiante. Passado presente O corte de cabelo clássico ou a barba aparada não são os únicos serviços que sustentam as barbearias modernas. Quem está pensando em investir na carreira de barbeiro profissional ou no negócio, precisa ficar ligado nas tendências e no comportamento do homem dos anos 2000. Lembra do metrossexual do final da década de 90? Era aquele cara que andava com cabelo arrepiado e barba por fazer, parecendo desleixo, mas na verdade era um desarrumado proposital que esbanjava puro charme. Agora, além do metro, existe o homem roots, denominação para o cara "raiz", de visual mais rústico, que gosta de usar barba longa, chamada lenhador. O público das novas barbearias, em sua grande maioria, é jovem e não conheceu como eram as antigas barbearias. Porém, o que justamente cativa essa clientela é se sentir bem tratada, fazendo parte de um ritual diferenciado que, na verdade, veio dos antigos estabelecimentos. Como a clássica toalha quente no rosto, que foi e deve continuar sendo preservada pelas barbearias modernas. Um bom profissional deve ter noção de tudo isso, como combinar o passado e o presente para garantir o sucesso. Enfim, há muito o que aprender e você não deve se descuidar da capacitação. O Instituto Embelleze já formou mais de 1 milhão de alunos e, no curso de barbeiro profissional, ensina não apenas as técnicas da profissão, mas também as informações sobre o mercado, excelência em atendimento ao cliente e como montar sua própria barbearia. O aluno desenvolve as competências com excelência no atendimento de cortes masculinos, modelagem de barba e aparo de pelos faciais, designer de cortes e barba, aprende os métodos de coloração, tratamentos e as mais variadas técnicas de transformação capilar masculina de alisamento e relaxamento. Visuais que estão fazendo a cabeça deles Só para ter uma ideia do que é moderno hoje para a ala masculina, conheça dois cortes que viraram febre e fazem parte da bagagem do barbeiro que tem um novo olhar para o mercado. Fauxhawk Estilo que simula um moicano, que pode ser tímido ou ousado, e se aplica a diversos tipos de cabelo, lisos, ondulados, crespos ou cacheados. Nesse modelo de corte, a lateral deve ser mais baixa e penteada para trás, mas não é preciso ser raspada. No topo da cabeça, há um volume maior de cabelo com fios levantados e bem fixados ao centro. O corte pode ter uma aparência mais “arrumadinha” ou despojada, de acordo com o estilo de cada cliente. Quiffed Back Modelo mais clássico para quem prefere manter a cabeleira longa. Usado por jovens, em uma versão mais moderna, e também por homens mais maduros. Para compor o corte, é preciso um topete generoso no topo da cabeça e laterais bem aparadas. Normalmente, é modelado para um dos lados ou para cima, com um pouco de brilho para valorizar as madeixas. O que também tem aparecido muito nas cabeças masculinas são as mechas de diferentes tonalidades: loiras, platinadas e até coloridas. Nesse ponto, a principal vantagem da tintura para homens é que fica muito mais fácil inovar nas cores, já que os cabelos costumam ser cortados frequentemente, eliminando, quase que completamente, a cor anterior. Entre as principais tendências para cabelos masculinos estão a mecha invertida, a californiana e a 3D.
> Leia mais
Copyright © 2019 · Todos Direitos Reservados