Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Experts

Fotos: Shutterstock

Maquiagem artística: profissão em alta

Com as superproduções cada vez mais valorizadas pelo cinema e a TV, o maquiador artístico ganha espaço no mercado de trabalho. Aproveite a oportunidade e para se especializar e construir uma carreira promissora

Os zumbis da série americana The Walking Dead são assustadores e parecem reais, não é mesmo? Pois é, o sucesso da trama também se deve à caracterização de altíssimo nível dos personagens. A maquiagem, cheia de efeitos especiais, é feita graças aos conhecimentos de um maquiador artístico, capacitado com técnicas, instrumentos e criatividade para fazer a diferença.

A televisão, o cinema e o teatro sempre tiraram proveito da maquiagem artística, mas ela ficava restrita aos bastidores. A profissão começou a ganhar popularidade e admiração há um tempo não muito distante, com o surgimento das redes sociais. É fácil encontrar no Instagram e no Facebook artistas do mundo todo compartilhando trabalhos incríveis de transformação com make. A americana Mykie (@mykie) é um exemplo: ela já tem quase 2 milhões de seguidores fãs de suas artes na pele.

O programa Superbonita, do canal a cabo Gnt, pegou carona na onda da popularização e lançou uma temporada totalmente dedicada à maquiagem artística. Competidores se enfrentam para mostrar quem sai ganhando em técnica e habilidade.

Depois que a maquiagem artística passou a ser mais divulgada na mídia, as pessoas começaram a entender que o trabalho não se restringe somente a grandes caracterizações com superefeitos especiais. E nem apenas à transformação em monstros e criaturas horripilantes. O maquiador artístico também pode ser solicitado para produções mais light, como personagens de época e divas do cinema.

maquiagem artística  maquiagem artística

 

Profissão em alta

O Brasil tem se mostrado um campo fértil para atuação desse tipo de maquiador. Além de festas temáticas, como Carnaval e Halloween, há espaço na produção de novelas, filmes, minisséries, espetáculos circenses e peças publicitárias. Sem falar dos musicais, que estão se tornando frequentes por aqui. O profissional também pode empreender e abrir o próprio estúdio de maquiagem ou prestar consultoria.

Embora a demanda esteja aumentando, a maquiagem profissional ainda é de conhecimento de poucos. Não há muitos artistas qualificados na área e o mercado ainda não é muito competitivo, por isso mesmo as chances de se dar bem na carreira são grandes.  

maquiagem artística

Como se tornar um maquiador artístico

Mais do que ter familiaridade ou habilidade com maquiagem, para entrar nesse mercado é preciso dominar, por exemplo, conceitos de colorimetria avançada, técnicas de make HD, contorno e strobing, maquiagem com efeitos 3D e caracterização para teatro e cinema.

O Instituto Embelleze, a maior rede de franquias da América Latina para formação profissional em beleza, lançará em breve um curso de maquiagem artística que englobará tudo isso. Fique ligado! Além do curso capacitar você para o mercado em expansão, também oferece um certificado, muitas vezes exigido na hora de ser contratado para um trabalho.

Para se dar bem na carreira, você tem que estudar sempre, exercitar a criatividade e acompanhar espetáculos, filmes e séries com olhar atento, prestando atenção em detalhes, tendências, materiais utilizados. Acompanhar o trabalho de ícones na área, para ir aumentando a sua bagagem de conhecimento, também é importante. Os artistas Rick Baker (o mais famoso do mundo), Ve Neil e Mark Coulier são boas referências.

E, aí, animado para entrar na profissão? Não perca tempo, siga em frente!

Tags

maquiagem artística, maquiagem profissional, instituto embeleze, curso profissionalizante, mercado de trabalho, renda mensal

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

Faça sua carreira decolar com o curso de cabeleireiro profissional
“Será que a carreira de cabeleireira é para mim?”. Talvez você já tenha feito essa pergunta antes. Por isso, temos dicas para te ajudar a acabar com a dúvida e mergulhar de vez na ideia de ser uma profissional da beleza. Dica 1 – Gostar do que faz Uma dica importante é saber se você tem afinidade com a área. Você é daquelas que acompanha sempre as novidades de corte e coloração nas redes sociais? Então, provavelmente você está com meio caminho andado para o sucesso. Nada melhor do que fazer aquilo que a gente gosta. Dica 2 – Aproveitar oportunidades Sempre analise o mercado de trabalho. No Brasil, nos últimos dez anos, cerca de 125 mil novos cabeleireiros começaram a trabalhar na área. Esta foi a prestação de serviço que mais cresceu neste período. Deixou para trás até mesmo os profissionais de entrega de aplicativos. A verdade é que beleza nunca sai de moda. Dica 3 – Estudar para se destacar O curso de Cabeleireiro Profissional Academy Hair do Instituto Embelleze foi pensado para quem precisa se qualificar antes de aproveitar as oportunidades da carreira de beleza. Os alunos saem preparados para executar as mais variadas técnicas. De cortes a colorações, tratamentos capilares, modelagens, alisamentos, relaxamentos e permanentes, por exemplo. Isso tudo em pouco mais de um ano de estudo. As aulas também tratam das principais técnicas de atendimento ao cliente. O profissional aprende conceitos importantes sobre tricologia, biossegurança e visagismo. Só assim para conseguir oferecer um serviço mais completo e sempre aliado às expectativas do cliente. Dica 4 – Prepare-se para qualquer desafio Trabalhar em salões ou realizar o sonho de tocar o próprio negócio pode ser realidade. Empresas de cosméticos também têm contratado profissionais desta área. Isso ampliou muito as possibilidades de atuação. Seja qual for o modelo de negócios que escolherá, o Instituto Embelleze dará todas as condições para você tocar sua carreira. O Curso de Cabeleireiro do Instituto conta também com aulas de empreendedorismo para você sair ainda mais preparada e confiante. Dica 5 – Hora de agir! Inscreva-se no curso de Cabeleireiro Profissional Academy Hair do Instituto Embeleze, receba um certificado de formação profissional reconhecido em todo o território nacional e dê o pontapé inicial na sua carreira. Clique aqui e encontre a franquia mais próxima a você.
> Leia mais
Negócio de sucesso: 5 dicas para abrir seu próprio salão de beleza
Abrir um salão de beleza tem tudo para dar certo. Isso porque o setor é o que menos sofre com crises financeiras. Se esse é o seu plano, separamos cinco dicas importantes para você investir no seu próprio salão e realizar o sonho de ter o seu negócio: Dica 1: Enxergue seu salão como uma empresa Para conseguir se destacar entre tantos salões e profissionais, você precisará conhecer os desafios de empreender. A dica é: procure entender de tudo um pouco. Desde como administrar o caixa e divulgar os seus serviços até o atendimento ao cliente. Saia da informalidade e tenha o seu CNPJ. Isso facilitará sua vida na hora de contratar, comprar mercadoria e ter acesso a crédito no banco! Dica 2: Defina seu público e escolha um bom ponto Antes de começar, pergunte para você mesma: qual o perfil das pessoas que eu pretendo atender? São homens, mulheres ou os dois? Vou oferecer um serviço completo ou algo específico? Quanto eu pretendo cobrar por esses serviços? Com base nessas respostas você buscará um local para dar o pontapé inicial no seu negócio. Tenha em mente que, se quiser agradar todo mundo, você corre o risco de não agradar ninguém. Ofereça um diferencial com foco no seu público. Dica 3: Faça um planejamento Estude a concorrência. Coloque no papel todo o investimento que você precisará para abrir o salão: produtos, equipamentos, mobiliários e tudo o mais que será necessário para deixar do jeitinho que você pensou. Com tudo no lugar, hora de pensar no futuro. Crie uma meta mensal, semestral ou anual. Depois, pense o que fará para atingir os seus objetivos. Não esqueça: metas são importantes para ver se o negócio vai bem. A ideia é: pense em tudo antes. Quanto melhor e mais antecipado for seu planejamento, mais chances de alcançar sua meta. Dica 4: Divulgue seu salão No começo, o importante é pegar prática e divulgar os seus serviços. O boca a boca é um excelente aliado. Por isso, convide amigos e faça parcerias com empresas da região. Na hora de pensar na divulgação, lembre que as redes sociais são excelentes ferramentas para ganhar visibilidade. Dica 5: Atendimento A cereja do bolo é o bom atendimento. São os clientes que ajudarão seu salão a crescer. Além de um excelente serviço, você também precisará ser simpática e atenciosa. Tenha em mente: o cliente tem sempre razão. Para te ajudar, o Instituto Embelleze traz dicas de empreendedorismo em nosso curso de Cabeleireiro Profissional Academy Hair. O curso é completo para quem pensa em abrir o próprio negócio. Você aprenderá a ser uma profissional capacitada não só no atendimento ao cliente, mas também na administração de sua carreira. Clique aqui e confira a unidade mais próxima de você.
> Leia mais
Copyright © 2020 · Todos Direitos Reservados